A próxima quinta-feira, vince e seis de janeiro celebra-se em Madrid uma jornada gratuita sobre o assunto internacionalização, em que participará o Intituto de Comércio Exterior (ICEX). Analisamos, a mão dessa organização, como necessita desafiar uma pme este processo. Pra essa finalidade, entrevitamos a Adela Giménez, diretora adjunta de Iniciação, Implementação e Cooperação Empresarial do ICEX. Quais são os primeiros passos que você precisa ceder uma pme que esteja pensando na internacionalização da sua corporação?
Uma corporação necessita pensar sobre os objetivos que se procura ao estabelecer um processo de internacionalização, e que a decisão de internacionalizar seja compartilhada por acionistas e equipe de gestão. O método de internacionalização requer tempo e recursos e é necessário um alinhamento interno sobre a chance de iniciar o modo de saída para o exterior.
- 2 Classificação e suporte inicial
- Qual é a lição
- 1 Mergulhadores Táticos de Duelo
- Princípios começo-final acordados com estratégias de negócio
Além do mais, a pme tem que sondar o teu modelo de negócio em Portugal e olhar como ele mudou a outros mercados. Isto implica definir a tua proposta de valor e averiguar que essas vantagens diferenciais que lhe permitem competir com sucesso no mercado interno podem ser replicadas para outros mercados ou se é necessário realizar adaptações para a internacionalização.
É recomendável fazer um diagnóstico SWOT que explicite os pontos fracos e fortes da organização para começar esse método e permita raciocinar a respeito as oportunidades e ameaças externas pro teu paradigma de negócio atual. Por outro lado, é fundamental discernir as capacidades que são necessárias para cuidar de um projeto internacional: técnica produtiva, recursos humanos acessíveis e transformações pela estrutura organizacional, relacionamento com fornecedores, relacionamento com freguêses, recursos financeiros, etc.. Com quais recursos, deve contar? A empresa precisa saber que a internacionalização de seus serviços ou produtos é um método e necessita de um investimento em recursos considerável (investimento em informação, promoção, pessoal, etc..) que terá um retorno a médio-alongado prazo.
Como qualquer outra estratégia de avanço empresarial, requer desenhar uma estratégia, um plano de ação e um plano de negócios que defina as necessidades de financiamento necessárias. Quais ferramentas e auxílio é oferecida do ICEX para isso? ICEX Next, é o programa de ICEX, de forma especial retornado pra corporações que desejam iniciar seu método de internacionalização ou de fortificar a tua presença no mercado.
Em mercados mais distantes ou difíceis (Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, EUA, México, Marrocos e Coreia do Sul), a empresa tem à sua aplicação, os “conselheiros no destino”, de profissionais locais que fornecem à corporação o desenvolvimento de sua rede de negócios. A organização conseguirá descrever assim como com; especialistas em marketing digital que vão ajudá-lo a projetar a estratégia online ; especialistas em concursos internacionais, especialistas em proteção de marca e propriedade intelectual em terceiros mercados, etc.
Além do mais, o programa apresenta suporte pra despesas decorrentes da implementação de sua estratégia internacional (promoção externa, fato, registro de marcas, etc.), sendo a ajuda máxima de 10.400 euros por organização. Em que povo recomendo enxergar e por que?
Às vezes, a alternativa do povo por proximidade cultural ou linguística, não contempla outros fatores, como a distância ou o reduzido do mercado que desaconsejaría começar neste mercado. Bem como é essencial saber que existem mercados que exigem investimentos económicos respeitáveis pra poder operar, e que, apesar de ser grandes e com muito potencial, não precisam ser a primeira opção para dar início o método internacional. As pequenas empresas geralmente, começam comercializando no mercado europeu, que mesmo sendo muito competitivo, é mais descomplicado de operar, dada a proximidade, a legislação conhecido, etc.) Uma maneira de possuir uma primeira visão de mercados potenciais é saber o que exerce a nossa concorrência em Portugal , ou melhor saber em que outros mercados está presente.
