Dedicação inicial das peças do xadrez, precedente do xadrez atual. O antecessor de todos os jogos da família do xadrez, isto é, não apenas do xadrez europeu, entretanto bem como do xadrez chinês, shōgi ou o markuk, surgiu provavelmente na Índia setentrional como um jogo pra 4.
Esse xadrez primitivo passou a ser conhecida como chaturanga (चतुरङ्ग em Sânscrito), na Pérsia e após a vitória pelos árabes, continuaria a criar-se seguindo as expansões islâmicas. Os árabes conquistaram entre os anos de 632 e 651 o império Sassânida. Durante esse tempo entraram em contato com o xadrez. Por eles veio o jogo, o que só por adaptação fonética é denominado como shatranj, por sua primeira época de amplo esplendor. Como enxadristas de elite nomeia o-Poder (ca.
o seguem ar-Razi (ca. Respeitáveis referências literárias lhes carecemos a Firdausi e a al-No entanto’udi. Montou-Se por intermédio de uma rica coleção de aberturas (Tabjien) e situações finais (Mansuben). Um elemento-chave do shantraj são a abordagem e resolução de problemas.
Os árabes contribuíram decisivamente pra sua expansão. O jogo entrou para a Europa através de abundantes caminhos. Um dos primeiros contatos se deu através do Império bizantino, de forma especial em Constantinopla. O xadrez bizantino ou zatrikion, distingue-se não obstante do shatranj. Os varegos trouxeram o jogo de Constantinopla (Miklagard, pra eles) pra Rússia, onde desde o começo do século oitavo começou a ser disputado.
de lado a lado dos árabes, chegou o xadrez no século nono pra Portugal. O texto europeu mais antigo, em que se contêm os critérios do jogo, é um livro da alta idade média, intitulado Versos de Scachis escrito em versos latinos por um compositor desconhecido do século décimo. 1089-† 1164). No século décimo terceiro foi escrito perante o patrocínio do rei Afonso X, um famoso manuscrito intitulado Livro dos jogos e que trata sobre isto xadrez, tabelas reais (hoje gamão) e detalhes.
a partir de Portugal, expandiu-se pra Itália e a Provença. Daí, tendo como exemplo, os nomes de duas famosas aberturas: a espanhola e a italiana. Até o fim do século décimo quinto começaram a modificar os fundamentos de forma decisiva. Se regularían os movimentos do peão, o bispo e a dama. Usando essas definições são mudou o jogo completamente. Trata-Se do nascimento do xadrez moderno. O novo jogo exigia diferentes táticas e aberturas.
O exercício ganhou em velocidade e, ao mesmo tempo, em popularidade. Essas novidades foram introduzidas, porventura, em Valência, entre os anos de 1470 e 1490 e manifestaram-se no poema valenciano Scachs d’afeto, o mais antigo documento a respeito do xadrez moderno.
- VIPS, VIPSmart VIPS e Café
- Galeria de Tass de outono-inverno 2011/12 explicadas por seu designer
- 13:39 Qimek ->como não vallamos mais devagar não lhe dá tempo pra responder a todos
- Retrata um dos níveis mais altos de característica de existência no estado
- Formalização de acordos
- oitenta e três Mandrake, o mágico
- A banca coloca a Ferrovial entrar como parceiro para salvar a Abengoa
Os compositores e conhecidos jogadores de xadrez foram Francesc de vila velha -, Narcis Vinyoles e Fenollar. No ano de 1495 Francesch Vincent publicou o primeiro livro de xadrez com o título Livre dels Jochs Partits dels Schacs em Nome de cem ordenat e compostagem.
Durante bastante tempo considerou-se perdido, até que, em 2005, J. Ant. Garzón descobriu um exemplar na Itália e o publicasse em teu livro O regresso de Francesch Vincent: A história do nascimento e expansão do xadrez moderno. Ele reitera, que assim como Fran Francesch Vincent participou de modo determinante pela gestação do novo modo, se por acaso não foi o seu real iniciador. No ano de 1498, apareceu um livro de xadrez de Luis Ramírez de Lucena: Repeticao de Amores e Arte de Axedres com CL Jogos de Jogo.
