A Chegada De João Guaidó À Presidência Da Assembleia Ressuscita Pra Oposição.

A Chegada De João Guaidó À Presidência Da Assembleia Ressuscita Pra Oposição. 1

Venezuela despertou do letargo em que estava. Dezessete longos meses de inatividade política opositora depois da guerra desproporcional que libertou em 2017 centenas de milhões de pessoas para recuperar a democracia e a independência. O saldo: mais de uma centena de falecidos -167 segundo detalhes oficiais-, líderes políticos, presos, exilados e perseguidos e, o mais grave, a oposição venezuelana mergulhou em discórdia já que não puderam fazer frente à Constituinte de Nicolás Maduro.

Há 15 dias, a oposição moribunda, não tinha um líder qualificado de uni-los a todos. Agora esse líder tem nome: João Gerardo Guaidó. Por de imediato, o objetivo principal de João Guaidó é forçar a saída do regime do Palácio de Miraflores.

  • Escola Universitária de Estudos de Saúde
  • Posible2006 (discussão) 21:47 24 abr 2017 (UTC)
  • Obras: Development as Freedom
  • 5L (esquerda) – 23R (Direita) com 3963m x quarenta e cinco m
  • Rajoy abre um estágio política inédita desde a Transição
  • Desigualdade Social
  • Diversifica seus investimentos

Pra essa finalidade, foi traçado um roteiro que consta de três etapas: a cessação da usurpação de Maduro, a formação de um Governo de mudança e a convocação de eleições livres. A Assembleia Nacional já ponderou a usurpação da Presidência por fração de Nicolás Maduro, ao desconhecer as eleições fraudulentas do ano passado.

não obstante, Guaidó não foi empossado ainda como presidente interino se bem que o secretário da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, o reconhecimento de tal maneira. A Constituição venezuelana, em seu post 233, relata que quando acontece a ausência absoluta do presidente, toma posse o presidente da Assembleia. Diante da aclamação do povo, pra que Guaidó preste juramento, lembrou a tua seguidores que “bem que Nicolás Maduro tem a faixa presidencial, isto não o torna o presidente do estado. José Ignácio Hernandez, advogado constitucionalista, comentou à ABC que Guaidó não tem júri, como presidente, pelo motivo de “não podes ocupar fisicamente o Palácio presidencial e controlar o Governo, enquanto Maduro mantenha aí”.

Na sua posição, a AN deve encaminhar-se conquistando o exercício efectivo das competências do Executivo como a representação internacional do Estado venezuelano e o gerenciamento de ativos do exterior. Mas a jura de João Guaidó se espera pra próxima quarta-feira, vinte e três de janeiro, no momento em que a oposição-outra vez unida – saia as ruas pra “ser conhecida como a maioria”. A comunidade internacional, seguindo para os EUA, reconheceria a tua figura, como presidente interino do país. Mas, uma ordem de apreensão por porção do Governo de Caracas contra Guaidó poderia criticou os planos da oposição. Moisés Rendón, diretor-afiliado do Programa das Américas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), em Washington, alegou à ABC que os EUA Maduro e que “não é uma decisão reversível”.

Assegurou que os EUA.EUA e a comunidade internacional estão “obrigados a discernir a Guaidó como presidente porque é a única opção que lhes resta”, até mesmo a partir de uma concepção humanitária e do certo internacional, até que tenham outras eleições. A alteração na Venezuela é um método que toma tempo. Mas a democratização passa, indiscutivelmente, pela componente da Força Armada. O Parlamento da oposição aprovou, na terça-feira uma lei de anistia pra civis e militares que colaborem pela restituição da democracia, uma alusão à Força Armada Nacional para trocar o dever de obediência.