Apolo Belvedere, Apolo de Belvedere ou Apolo pitio é uma famosa estátua de mármore representando o deus grego Apolo, que faz fração do Museu Pio-Clementino,pela cidade do vaticano, uma das unidades dos Museus do Vaticano. Tua datação e autoria são disputadas e tua origem é desconhecida, no entanto, normalmente, é considerada uma cópia romana de um original grego que se perdeu. Redescoberta pela Renascença, foi exposta no Cortile do Belvedere do Vaticano, a começar por 1511, e de lá obteve o teu nome.
Depois se tornou notável, e durante bastante tempo foi considerada a representação maravilhoso da perfeição física masculina e uma das mais significativas relíquias da Antiguidade clássica. Foi copiada muitas vezes, reproduzida em impressões de longa circulação e assumiu o papel de um dos principais símbolos da civilização ocidental. A começar por meados do século XIX, o teu prestígio começou a declinar, e na primeira metade do século XX chegou ao teu grau mais baixo, vista como uma construção sem expressão.
- Durante o tempo que se faz, pegue uma colher pequena de café e coloque-o pela geladeira
- Thanks to you for your visit and interest
- Os de creme conseguem oferecer à pele um tom excessivamente leitoso
- 6 O “miúdo western”
Atualmente recuperou parcela de tua antiga fama, e se bem que vários estudiosos ainda são reticentes com ligação ao teu mérito artístico, se glorificou como a mais conhecida das representações do deus, e como um ícone popular. Apolo foi um dos deuses mais significativas e famosos da mitologia grega. Um dos doze olímpicos, era filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis. Seus atributos e funções eram inumeráveis, o que o tornou um dos deuses mais venerados da Antiga Grécia, preservando o teu prestígio também pela era romana.
Seu mito tem origens remotas, e no tempo de Homero, e teve grande destaque no panteão grego. Era identificado com o sol e com a iluminação da verdade, da razão e da consciência. Deus da profecia e da inspiração artística, era patrono do mais famoso oráculo da Antiguidade, o Oráculo de Delfos, e líder das Musas.
Era bem como um deus civilizador e pacificador, presidindo sobre isto as leis da religião e sobre isso as constituições das cidades. Iniciador, pedagogo e o ótimo erastés, era símbolo de juventude eterna e protetor dos jovens que entravam pela vida adulta. Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, no entanto também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas.
Além disso, era o deus da beleza, da perfeição, da harmonia e do equilíbrio, estava conectado à meio ambiente, as ervas e os rebanhos, e era protetor dos pastores, marinheiros e arquitetos. Teve imensos amores e enorme prole, e foi afiliado sincréticamente a numerosos deuses de novas tradições.
Sua simbologia e iconografia atravessaram os séculos e permanece até hoje influentes na cultura ocidental. Apolo de Belvedere está pela atitude execução, como se caminara. Apoia-Se pela perna direita, que vem pra frente e apoia-se sobre o tronco de uma árvore em que sobe a uma serpente, enquanto que a esquerda, ligeiramente flexionada, ele está de volta.
apesar de seu estado de conservação é muito bom, quando foi redescoberta, lhe faltavam as mãos, elementos essenciais para a identificação dos atributos que levavam e as ações que se fazem. Em geral acredita-se que seria o feito de atirar uma flecha, cujo arco estaria em sua mão esquerda.