A confirmação é um sacramento que administra a Igreja católica (comemorado também em outras Igrejas cristãs). É considerado entre os sacramentos da iniciação cristã, sendo recebido em terceiro recinto (depois do batismo e a eucaristia), sacramento pelo qual as pessoas batizadas se incorporam de modo plena, como participantes da comunidade. Na Igreja antiga, o rito se administrava de modo sacramental e já após o batismo, e esta continua a ser hábito na Igreja ortodoxa.
Na Igreja católica a começar por 1600 até o século XX, a confirmação foi adiado entre os 2 e os 7 anos do batismo da menina. Por meio do Concílio Vaticano II se delega mais além, até a primeira adolescência.
A Igreja anglicana não sinaliza pra uma idade específica, no entanto o rito é administrado de um jeito geral, entre os 14 e os dezesseis anos. Por tua parcela, Martinho Lutero ponderou não ter encontrado bases bíblicas, suficientes, que provariam a fundação da confirmação do sacramento. Em linha com o anterior, os protestantes não reconhecem a sacramentalidad da confirmação do rito desigual do batismo: de acordo com eles, o dom do Espírito Santo é concedido plenamente no batismo. Na Igreja católica, a confirmação é feita por intermédio da imposição de mãos sobre todos os confirmandos, e a unção com óleos sagrados (crismación).
- Esta noite prende, em Madrid, que planos tem, onde vos tiraram neste momento
- 1994: 90.Dezoito
- , 17, Em uma das versões mexicanas que existe e se misturaram estrofes provenientes de duas músicas
- Última aparição: Beaneath (cadáver)
Em latim se denominou consignatio o sinal da cruz feito pelo bispo a respeito da fronte do confirmando. Até o século V, a consignatio era contrário da crismación (unção com o óleo sagrado), depois se unificou em um rito único.
A solenidade foi realizada por um bispo ou, em teu caso, um sacerdote autorizado. Este sacramento significa pro católico fazer a tua fé e prosseguir com ela, esse incentiva a criação cristã infinito e a catequese de adultos, onde Deus os escolhe como seus filhos.
Para os batizados, o sacramento da Confirmação que os liga mais intimamente à Igreja, e os enriquece com uma força especial do Espírito Santo. Na Igreja anglicana, só os bispos administram o sacramento. Nas igrejas luteranas e ortodoxas, o rito é feito de forma habitual, os pastores e os sacerdotes.
No Oriente a imposição de mãos desapareceu muito rapidamente e é considerada a crismación como o ingrediente primordial da confirmação. A imposição de mãos é um rito agora consagrado na Igreja ortodoxa. É conhecido como crismación, isto é unção com o crisma. No início da Igreja católica, no momento em que se davam longos períodos de catecumenato (período de experiência ou de instrução oferecido pros candidatos do batismo) os três sacramentos da iniciação cristã eram recebidos em conjunto.